quarta-feira, 20 de junho de 2012

A revolta do Jeitinho brasileiro


Hoje estou meio revoltada com as coisinhas que impactam nossas vidas, com esse jeitinho dissimulado de ser brasileiro. E como não poderia ser diferente, começarei falando do assunto  que mais tem me irritado ultimamente: Greve!  Vocês já perceberam que a greve dos professores é um assunto quase esquecido pelo governo federal? É!  isso até há quem consiga entender, visto que educação nunca foi o mérito desse país mesmo. Seria até uma insanidade acabar com o voto por cabresto, daqueles menos “aculturados”.

Mas, o que me deixa mesmo indignada, e digo com toda a força pungente e avassaladora que tem em meu ser, é ver os universitários adorando tal momento, porque assim eles poderão curtir um pouco mais o São João para depois ter assunto para postar no facebook. Tenha santa paciência... Só sendo Santa mesmo! Ah, só para lembrar - os Universitários são “o” futuro de nosso país...

Brasil? Estrutura para quem? Acho que os habitantes daqui devem ser os peixes, as baleias, os tubarões porque nossas ruas parecem cada vez mais com o fundo do mar. Fico até imaginando o que conversar com alguma arraia quando cruzar com ela pela avenida Beira Rio. Será que as algas darão frutos comestíveis? Assim o problema da fome e da seca estariam resolvidos simultaneamente.

Quanta infraestrutura! Estou chegando a acreditar que alguém andou fazendo um ‘acordo ‘ com a indústria naval, seria até interessante instituir uma CPI sobre o assunto. CPI? E isso funciona? Claro que sim, nem que seja para as pessoas aprimorarem a maneira peculiar de dar depoimento em silêncio. Até porque o silêncio fala mais que mil palavras, já dizia aquele antigo clichê...

 Chego ao hospital em que estagio e uma surpresa, hoje há medicamento suficiente para os pacientes, penso ser uma obra divina, ainda há esperança. Mas, ao passar pelo primeiro leito sou inquirida por uma paciente acerca do motivo de solicitar tantos exames e prescrever medicações. O que é que o médico tem que fazer? Perdi alguma aula de saúde pública na faculdade? Já inventaram a cura de doenças usando apenas a força do pensamento? Mas, cordialmente, respiro fundo, dou aquele velho sorriso, e afirmo que estamos cuidado do caso da melhor maneira possível. Ah! A terrível empatia que sempre me acompanha...

Quanta loucura! Valores trocados? O que está acontecendo? Vocês entenderam? Uma paciente reclamando porque está sendo bem atendida, e, porque estamos preocupados com seu bem estar.  Será que isso é apernas o nosso costume de reclamar? Será que sempre serão os médicos os vilões da saúde? Ah, isso a impressa não noticia...

E por falar em imprensa... Ando tão feliz com a rede globo! A todo instante vejo reportagens cobrindo a greve dos professores, viabilizando debates altamente frutíferos entre os governantes e os governados. E o orgulho aumenta quando vejo que não estamos cedendo as pressões impostas pela Fifa para a copa do mundo de 2014.

Parece que o Brasil está começando a andar nos trilhos do progresso, obras a todo vapor, estádios de futebol, aumento da rede hoteleira, treinamento para os trabalhadores do setor de serviço para receber bem o turista futebolista. Quanta ilusão...

O que me deixa ainda mais indignada é que estou parecida com tantos outros brasileiros, muitos deles jornalistas, que criticam, criticam e não fazem nada para mudar o cenário. É! Parece que estou começando a dar o jeitinho brasileiro na vida... Dificil mudar?  Será que Incorporei ou fui incorporada? Espero que alguém leia esse texto e me ajude na mudança. Quanta decepção... Estressada eu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário